Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Altair
 
Uátyla
 

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por Anderson Felipe em 24/12/2014, 11:25

Existem algas de diversas formas, tamanhos e padrões algumas mais fáceis e outras mais difíceis de eliminar ou então controlar. Neste artigo está um conjunto de algas tipicas de nossos aquários pois, qual aquarista/aquapaisagista nunca teve ou tem problemas com elas....


Black Brush Algae, BBA Alga Peteca

Descrição: Cresce muitas vezes nas bordas das folhas de plantas de crescimento lento, madeira e
equipamentos mecânicos. Também às vezes cresce em áreas de fluxo rápido do tanque. Cresce em touceiras ou pontos de tufos pretos finos até cerca de 0,5 centímetros de comprimento.
Causa: Em um tanque de luz de alta é uma indicação de níveis baixos ou flutuantes de CO2 ou não o suficiente circulação de água ao redor das plantas. Em um tanque de pouca luz é muitas vezes devido à alteração dos níveis de CO2.
Remoção: Em um tanque de luz de alta que você vai precisar para aumentar seus níveis de CO2 e / ou melhorar a circulação da água em torno das plantas. Se possivel cortar o máximo que puder em primeiro lugar. Aumentar os níveis lentamente para 30 ppm ou mais, mas observar os peixes para ver se eles estão respirando pesadamente. Certifique-se de que você tem um bom fluxo de água ao redor de todo o tanque, juntamente com uma boa jogada de superfície. Adição de uma bomba submersa pode ajudar.
Se você tem uma baixa entrada de injeção de CO2, em seguida, não fazer quaisquer mudanças de água vai ajudar. Isso ocorre porque a água da torneira, muitas vezes tem um monte de CO2 dissolvido nela que faz com que os níveis de CO2 em seu tanque para flutuar. Isso por que as algas respondem muito mais rápido do que as plantas fazem.
Comedores de Algas Siameses são conhecidos por comer BBA assim pode ser usado para controlar esta alga.
Overdosing Flourish Excel, EasyCarbo, TNC Carbono ou RCFlora Carbo irá ajuda-lo no combate


Blue Green Algae, BGA Cianobacteria

Descrição: Esta não é uma verdadeira alga, mas sim,  uma bactéria chamada cianobactérias que é capaz de fotossíntese. Cobre tudo em um material viscoso verde azul. Se disfaz facilmente, mas volta a crescer novamente muito rapidamente.  É muito comumente encontrada no substrato e, especialmente, ao longo do vidro da frente, onde recebe luz.
Causa: muitas vezes causada por nitratos muito baixos. É bastante comum ter ela crescendo no substrato contra o vidro frontal onde ela pode espalhar rapidamente. Às vezes, ela aparece com novos setups que tiveram luz presente e amônia em algum ponto. Substratos sujos e filtros também podem trazê-lo. A má circulação da água é outra causa possível.
Remoção: Um blackout é o melhor método para isso. Limpe o máximo de algas e como você pode fazer uma TPA's de 30 a 50% de mudança de água. Se os seus nitratos são baixos, em seguida, adicione um pouco de nitrato de potássio para obter os níveis para 20 ppm. Remover CO2 e adicione uma pedra porosa. Desligue as luzes e cobrir todo o tanque para que nenhuma luz possa entrar. Deixe-o por 3 a 4 dias. Não olhe o aquario durante estes dias e também não alimente os peixes "Os peixes vão ficar bem sem comida durante este período". Depois de 3 a 4 dias remover as tampas e fazer uma TPA's de 30 a 50% mudança de água. Remover pedra porosa e iniciar CO2. Você vai precisar dosar nitratos para mantê-los altos pois, isso irá fazer com que os niveis se tornem muito baixo novamente. Verifique se o seu substrato e filtro não se torne demasiado entupida com sujeira e também certificar-se de que você tem uma boa circulação de água em torno de todo o tanque. Outra opção é a de tratar com Eritromicina que é um anti-biótico "Para comprar é preciso receita médica" Parece funcionar bem mas pode afectar o filtro biológico. No Brasil, é ilegal comprar Eritromicina sem primeiro obter uma receita para ele a partir de um Médico. Se o BGA é proveniente do lugar substrato alguma fita escura no vidro para esconder o substrato da luz direta.


Cladophora, Blanket Weed
 
Descrição: Cladophora é uma ramificação, algas filamentosas verde. Sente-se um pouco áspera.
Causa: Baixos niveis de CO2 ou baixos níveis de nutrientes.
Remoção: Pode ser muito teimoso e difícil de erradicar. Verifique se a sua dosagem é boa e manter seus níveis de CO2 elevado. Puxar manualmente a cada ponto de alga e você pode ver até que ele irá parar de crescer. Pode demorar um pouco, mas deve funcionar eventualmente. Certifique-se que a circulação da água é boa. Overdosing Flourish Excel, EasyCarbo, TNC carbono e RCFlora Carbo pode limpá-la.  camarão Amano às vezes comem.


Diatoms, Brown Algae

Descrição: Formas em manchas marrons no vidro, substrato e plantas.
Causa: Normalmente encontrados em aquários recém-configuração devido a silicatos e amônia como o filtro e substrato ainda têm de amadurecer.
Remoção: pode ser aspirada ou limpo do vidro com um pano macio. Geralmente desaparece depois de algumas semanas, quando o tanque amadureceu. Otocinclus "Limpa-Vidro" pode comê-lo.


Green Dust Algae, GDA
 
Descrição: Formas no vidro criando uma aparência empoeirada através do vidro. Às vezes tão ruim que você não pode ver para dentro do tanque.
Causa: Baixo nivel de CO2. Baixo nivel de nutrientes. Bastante comum em novas configurações.
Remoção: removidos facilmente com um raspador magnético ou similar. Muitas vezes reaparece muito rapidamente. Permitir que as algas para executar seu ciclo completo, deixando-a bem sozinha por 3 semanas. Pode tornar-se feio, mas é de suma importância para o ciclo da alga. Em seguida, raspar tudo fora e fazer uma grande mudança de água. Às vezes requer um segundo tratamento para totalmente clara e deixá-lo durante 4 semanas. Recomendado para reduzir um pouco a dose durante o tratamento.


Green Spot Algae, GSA
 
Descrição: Formas de duras verdes manchas circulares sobre o vidro e plantas de crescimento lento.
Causa: Com o índice de Estimativa níveis baixos de fosfato muitas vezes trazem em um surto GSA. Também Niveis baixos de CO2 e pobre fluxo de água. Um período demasiado longo de iluminação não ajuda.
Remoção: Se dosagem Index Estimativa aumentar os níveis de fosfato, acrescentando fosfato de potássio monobásico ou solução de enema frota. Apontar para um nível de 2 a 3 ppm. Verifique os níveis de CO2 e fluxo de água. Pode ser raspado o vidro usando uma lâmina de barbear ou um bom raspador magnético. Entre 9 e 10 horas é muito tempo de iluminação para as plantas. Se é mais, em seguida, reduzi-lo pode ajudar.
Se a dosagem de um método de dosagem magra como PMDD ou PPS-Pro, em seguida, modificar o NO3 à relação PO4 normalmente ajuda. Um pouco de tentativa e erro pode ser necessária.


Green Water

Descrição: Esta é uma alga unicelular. Água vai nublado. Às vezes, apenas uma tonalidade de verde, outras vezes pode parecer com sopa de ervilha.
Causa: A amônia é muitas vezes a principal causa de água verde. Pode ter havido um pico de amônia que não é detectado com kits de teste. Outras possíveis causas são um desequilíbrio de nutrientes e / ou baixos níveis de CO2.
Remoção: As grandes mudanças de água não parecem sempre ajudar. Se há um desequilíbrio em nutrientes, em seguida, corrigi-lo, às vezes, fazê-la ir embora por si só depois de um tempo. Um apagão três dias seguido por uma grande mudança de água vai bater duro e às vezes pode limpá-la. Um filtro esterilizador UV / clarificador ou diatomáceas irá esclarecê-lo muito rapidamente e muitas vezes é a única maneira de limpá-la.
Um novo método é usar o recém-cortadas 1-2 anos ramos de salgueiro velho sobre 0.5-1cm de largura. Coloque estes em seu tanque verticalmente assim eles vão partir do substrato para a alguns centímetros acima da superfície da água. Depois de alguns dias, eles vão começar a crescer raízes e a água verde deve começar a limpar. Quando desmarcada remover os galhos da água.
Não confunda isso com um surto de bactérias que dá a água de uma névoa branca


Hair, Thread, Fuzz, etc

Descrição: Estes são nomes muito gerais para uma ampla variedade de algas filamentosas. Geralmente verde e variando em comprimento. Eu listei algumas das algas filamentosas mais populares.
Causa: Causa uma série de causas, incluindo baixas emissões de CO2, os baixos níveis de nutrientes e picos de amônia. Nada a ver com o excesso de ferro como se imagina.
A remoção pode ser muito difícil para erradicar a tempos.
Remoção: por torção em torno de uma escova de dentes ou similar. Overdosing Flourish Excel, EasyCarbo ou TNC carbono pode ajudar. Camarões Amano, farpas Rosy e molinesia, muitas vezes, comê-lo.


Oedogonium

Descrição: A duração relativamente curta algas filamentosas que podem dar uma aparência "fuzz" para as plantas.
Causa: Niveis Baixos de CO2 e nutrientes.
Remoção: Verificar os níveis de CO2. Adicionar nutrientes. Overdosing Flourish Excel, EasyCarbo ou TNC carbono pode ajudar. Camarões Amano, farpas Rosy e molinesia, muitas vezes, comê-lo.


Rhizoclonium

Descrição: Cordões de finas linhas verdes ou acastanhadas que são macios e viscoso.
Causa: Baixos niveis de CO2 e pobre fluxo de água. Os baixos níveis de nutrientes. Geral falta de manutenção.
Remoção: Aumentar os níveis de CO2 e verificar a dosagem de nutrientes. Dê ao tanque uma boa limpeza. A sobredosagem Excel, EasyCarbo ou TNC carbono devem também limpá-lo. Camarão Amano vai comê-lo.


Spirogyra

Descrição: Belos fios de algas verdes, às vezes muito longas de comprimento. Pegajoso ao toque. Sob um microscópio os cloroplastos são alinhados em uma espiral - daí o nome.
Causa: Muitas vezes ela começam a aparecer depois de um distúrbio que provoca um pico de amônia. Isso pode ser qualquer coisa de uma perturbação do substrato para um peixe morto que passou despercebida. Gosta de altos níveis de luz e altos níveis de nutrientes.
Remoção: Uma vez que se verificou que podem ser muito difícil de limpar uma vez que se desenvolve nas mesmas condições que as plantas. Tirar manualmente o máximo possível e fazer um blecaute três dias com CO2 desligado e fazer grandes mudanças de água diários. Dose de volta com macros após a mudança da água. Depois eu encontrei a dosagem normal de Excel também ajudou, você poderia usar EasyCarbo ou TNC carbono também. Farpas Rosy vai comê-lo se ele estiver com fome. Além disso, tente reduzir a iluminação.
Outro método para tentar é tentar dosagem magra em torno de 1/4 a 1/8 níveis de Índice de Estimativa por algumas semanas. Eu tive um bom sucesso fazendo isso

Staghorn

Descrição: Cresce em vertentes que se ramifica. Parece um pouco com chifre de veado. Preto ao cinza / verde na cor e, por vezes, tem uma tonalidade vermelha.
Causa: Baixos niveis de CO2 e / ou má circulação da água. Um tanque com peixes superalimentados e sujeira acumulada. Filtro sujo. Também preocupante substratos sujos sem fazer mudança da água depois.
Remoção: deve-se verificar os níveis de CO2 e certificar-se de que você tem uma boa circulação de água. Reduzir a alimentação, aspirar o substrato e remover a sujeira. A sobredosagem Flourish Excel, EasyCarbo, TNC carbono ou RCFlora Carbo geralmente ajuda.

Vale a pena ressaltar que a maioria das causas de algas em aquarios plantados decorre da variação dos niveis de Co2 ou um baixo nivel de Co2. Altos niveis de iluminação incompativel com a flora escolhida e longos foto-periodos.

O método mais comum para medir CO2 é usando as tabelas  pH x KH. Estes podem dar resultados falsos especialmente se você tem toda a madeira em seu tanque. Os resultados tendem a sugerir que você tem níveis mais altos de CO2 do que os níveis reais. É por isso que muitas vezes você vê pessoas que tenham mais de 100 ppm de CO2.

O método de queda em um ph envolve deixar uma xícara de tanque de água parada por 24 horas. Se o pH da água do tanque é um ponto menor do que a água no copo, em seguida, diz-se que você tem CO2 30ppm. Isso presume que você tem 3 ppm CO2 na xícara de água do tanque, que muito raramente é o caso.

O método verificador queda usa um verificador de gota, com uma solução de referência KH4 e um par de gotas de solução de bromo azul pH. Quando a cor verde, o CO2 é boa, azul e amarelo muito baixa é muito alta. Eu gosto deste método e usá-lo como um sistema de alerta no meu tanque, mas requer tempo para se acostumar com as mudanças de cor.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] "Drop Checker"

Agradecimentos e Fonte: James P. Tank.
Bibliografia: James P. Tank.
Att.
Anderson.


Última edição por Anderson Felipe em 27/12/2014, 21:25, editado 1 vez(es)


A Moderação Aconselham que


  
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...




avatar
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 31
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por Uátyla em 24/12/2014, 18:17

Nossa excelente matéria amigo, está de parabéns...
Agora para aquário alagado as algas em troncos da um destaque muito bacana


Última edição por Uátyla em 25/12/2014, 12:38, editado 1 vez(es)


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





avatar
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3082
Pontos Pontos : 4889
Reputação Reputação : 185
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 26
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por Anderson Felipe em 25/12/2014, 04:37

Fala Uatyla blz???

Então algas em aquários plantados nunca são bem vindas esteticamente, sendo que algumas até podem destruir um Layout completamente....ou então serem toxicas a nossos queridos peixes e invertebrados, como é o caso da cianobactéria, nenhum peixe come esta alga, sendo que ela libera toxinas.

Este efeito que você cita, seria muito melhor aplicado com musgos...
Algas nós devemos sempre combate-las e na maioria dos casos saber como controla-las...

ABRAÇO.



A Moderação Aconselham que


  
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...




avatar
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 31
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por Uátyla em 25/12/2014, 12:42

Eu não sei si é exatamente um tipo algas, sabe aquele "limo" que encontramos em riachos, são verdes e bem escorregadio. O efeito que eles causam em pedras fica show para aquários alagados, no qual não tem plantas, só troncos e pedras...


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





avatar
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3082
Pontos Pontos : 4889
Reputação Reputação : 185
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 26
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por Leonardo Oliveira em 26/12/2014, 20:13

Vixi algas é o terror dos aquários plantados em...

@Tópico
Rapaz ótimo artigo, está de parabéns! Sem dúvidas vai ajudar muitos aquaristas...
avatar
Leonardo Oliveira
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Mensagens Mensagens : 94
Pontos Pontos : 96
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 10/04/2013
Idade Idade : 23
Localização Localização : Monte Pascoal - Ba
Masculino
Faminto


Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por Anderson Felipe em 7/1/2015, 12:48

Para qualquer aquapaisagista se você quiser matar ele do coração basta falar.. seu aquário está com alga??? Surpreso Ixi acho que é Peteca hein... Choro Bravo Kkkkkkk O cara vai fica louco... Pois as petecas são grandes inimigas e muito resistentes.. as vezes é preciso reiniciar a montagem do ZERO, por que essa alga é dificil de lidar...

Um excelente comedor de algas que não abro mão em minhas montagens é o peixe Comedor de algas Siâmes, e camarões, como Red Cherry entre outros formam uma excelente equipe de Limpeza!!!

Abraço


A Moderação Aconselham que


  
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...




avatar
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 31
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por Hubert Demary em 7/1/2015, 15:59

Vão até querer me bater mas eu gosto e até acho bonito algas.. :P como tenho plantado estilo Holandes mais matagal mesmo, eu acho bonito ter um pouco de algas, mas tenho un controle para não exagerar.. :)
avatar
Hubert Demary
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Mensagens Mensagens : 280
Pontos Pontos : 323
Reputação Reputação : 9
Data de inscrição Data de inscrição : 30/01/2014
Idade Idade : 41
Localização Localização : Monterrey, Mexico
Masculino
Alegre


Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por Lucas Duarte em 8/1/2015, 07:54

As algas nem sempre podem ser ruim, em algumas montagens cria-se um layout até mais natural e ajudam na remoção de alguns compostos dissolvidos na água.

Contudo elas devem ser controladas ou até mesmo removidas se for o caso, em aquários plantados dificilmente é desejada e quando aparece nem sempre é fácil remover.

Pessoalmente não gosto das petecas, mas as algas filamentosas ou alga cabelo quando fixadas em pedras ou troncos dá um aspecto mais natural ao layout. Mas principalmente em concursos é quase impossível haver uma premiação ou reconhecimento para aquários com algas, ainda possui uma certa "descriminação" para aquários com algas alegando-se falta de manutenção e desequilíbrio de nutrientes.

Bom, essa é minha opinião, tenho dois aquários funcionando, o aquário plantado eu deixo formar filamentosas nas rochas mas retiro quando em excesso, já no aquário de jumbos não deixo formar nenhum tipo, faço o controle rigoroso de TPA e principalmente nitrato. Mas sou apaixonado por todos os tipos de montagem, tenha algas ou não......rss.

Abç.
avatar
Lucas Duarte
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Mensagens Mensagens : 717
Pontos Pontos : 836
Reputação Reputação : 66
Data de inscrição Data de inscrição : 25/03/2013
Idade Idade : 35
Localização Localização : Taubaté - SP
Masculino
Relaxado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por Uátyla em 8/1/2015, 08:30

Ahh eu gosto delas em aquários alagados, quando elas ficam fixadas em pedras e troncos. Eu já vi uma pedras cheia de algas panaceia até um gramado curto, achei fantástico.
Agora voltando para meu aquário, quando umas atacou meu mini plantado fiquei doidinha. srsrrs


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





avatar
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3082
Pontos Pontos : 4889
Reputação Reputação : 185
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 26
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por Anderson Felipe em 8/1/2015, 10:32

Eu não gosto de algas.. isso me prejudica em montagens tendo em vista que monto para concursos... é claro que algumas são inevitaveis como as GSA essa ainda não aprendi a controla-la ou evita-la, sempre as tenho.... Choro
Infelizmente minha montagem para um novo aquario ficou adiada.. iria montar no inicio deste ano, mas só terei tempo ( quero dizer Dinheiro) em março, isso se não der nenhum problema até lá neh... Dedos Cruzados Dedos Cruzados Dedos Cruzados Preocupado

Abraço


A Moderação Aconselham que


  
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...




avatar
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 31
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por Uátyla em 28/6/2016, 21:20


Tópico desbloqueado e liberado para comentários!


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





avatar
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3082
Pontos Pontos : 4889
Reputação Reputação : 185
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 26
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Algas??? Veja Descrição, Causa e como Remove-las!!!

Mensagem por RafaelSpindola em 18/7/2016, 20:52

Muito bom o artigo sobre algas, tenho um plantado que deu algas marrons e vou comprar um limpa vidro
avatar
RafaelSpindola
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 8
Pontos Pontos : 14
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 16/05/2016
Idade Idade : 34
Localização Localização : Rio de Janeiro
Masculino
Faminto


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro