Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Altair
 
SJorge
 
Uátyla
 

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Matéria - O sertão vai virar Mar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em Curso Matéria - O sertão vai virar Mar

Mensagem por Uátyla em 29/7/2013, 09:55

O sertão vai virar Mar

Os Killifishes são conhecidos como peixes que caem do céu pelos sertanejos, devido à estiagem de seus rios, que podem ficar meses sem água. Mas, quando volta, esse peixe surpreendentemente volta.

“... killi vinha do inglês (kil = Matador), mais uma pesquisa revelou que esse nome tem origem na língua holandesa  na qual Kill ou Kille significa canal, riacho...”


Killifishes são peixes geralmente pequenos e de colorido exuberante, que fascinam os aquaristas  de todo o mundo. Nenhum outro grupo de peixes possui tanta variação de cor, formas, tamanho, comportamento, hábitos de reprodução, ecologia e possibilidade de interação entre os aquaristas.
São ideais para quem vive em apartamentos ou não dispõe de grandes espaços. Adaptam-se facilmente em pequenos aquários, pois seus habitat naturais geralmente são de baixa concentração de oxigênio e de ária reduzida.
No fim do século XVIII, a palavra começou a aparecer na literatura científica com várias grafias: Killyfish, Killefish, Kill fish, Killeyfishe, Killiefish, antes da atual grafia, Killifhish.

Origem do Nome
A palavra Killifishi se popularizou no hobby através do ictiólogo George S. Myers. Em meados dos anos 40, Myers elaborava trabalho de sistemática e revisava as as edições da exotic aquarium fishes, a mais conceituada revista do aquarismo na época. Foi devido à popularidade dessa publicação que Killifish virou sinônimo de Cyprinodontiformes, ovíparos no mundo inteiro.
Vale lembrar que nem todas as espécies de Cyprinodontiformes são ovíparas, há varias espécies de poecilídeos, como os guppys, espadas e plantys, que são vivíparos e portanto não são considerados Killifish.
A literatura sempre olhou os Killis com preconceito, pois acreditavam que seu nome Killi vem do inglês (Kill = Matador), mais uma pesquisa encomendada pela American Killifish Association (AKA) revelou que esse nome tem origem na língua holandesa, na qual kill ou Kille significa cana, riacho ou arroio, como era o habitat dos primeiros killis encontrados. Os Kiilis começaram a aparecer no hobby no inicio do século passado, mais foi na década de 60 que tiveram grande projeção entre os aquaristas. Isso pode ser explicado pela criação das associações de killis que surgiram na época e também com o lançamento do livro rivulins of old wodld, do dinamarquês j. j. Scheel.
Através de fósseis, ficou comprovado que os primeiros killis viveram entre 200 e 1700 milhões de anos atrás, no período jurássico, quando os dinossaurosainda habitavam a terra. Nessa era, houve uma serie de rupturas causadas por terremotos, a pangea, o super continente si dividiu em dois continentes, Laurásia ao norte e Gondwana ao sul.

“Peixes das nuvens”
Entre esses imensas massas formou-se um oceano raso, que se chamava mar de Thetys. Foi provavelmente nas praias quentes que surgiram os primeiros Killifishes.
Em algumas regiões do Brasil os Killis são conhecidos popularmente como “peixes das nuvens”, pois como habitam em locais perenes, isto é poças de água temporárias, as pessoas não entendem como pode existir peixe em um local onde meses atrás estava seco, acreditando que eles caem do céu nas gotas de chuva.
Diversas espécies de Killis podem ser mantidas em aquários comunitários, sobrevivem até dois anos e reproduzem-se durante toda a sua vida. No Brasil, por um longo período foi difícil obter informações sobre os killis. Nos anos 80, este panorama começou a se alterar, com a formação de grupos de aquaristas dedicados a killis, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Chegou a existir uma loja em São Paulo especializadas em Killifish, na qual havia uma variedade considerada de espécies para a época.

Fonte: Revista Própria


Última edição por uatyla em 14/9/2013, 00:26, editado 1 vez(es)


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





avatar
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3080
Pontos Pontos : 4885
Reputação Reputação : 185
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 26
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em Curso Re: Matéria - O sertão vai virar Mar

Mensagem por Thiago Marques em 29/7/2013, 11:15

Obrigado por compartilhar amigo... Vai ter muita gente procurando peixes em poças... Abç


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





Thiago Marques
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Mensagens Mensagens : 691
Pontos Pontos : 827
Reputação Reputação : 58
Data de inscrição Data de inscrição : 03/05/2013
Idade Idade : 31
Localização Localização : Presidente Venceslau-SP
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em Curso Re: Matéria - O sertão vai virar Mar

Mensagem por Mario Manzo em 29/7/2013, 19:12

Os Killis são muito lindos!!!


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...






avatar
Mario Manzo
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 1022
Pontos Pontos : 1333
Reputação Reputação : 83
Data de inscrição Data de inscrição : 27/03/2013
Idade Idade : 38
Localização Localização : Mogi Mirim- SP
Masculino
Atrapalhado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro