Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Altair
 

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Doença da Bexiga Natatória "Kinguios".

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em Curso Doença da Bexiga Natatória "Kinguios".

Mensagem por Uátyla em 29/8/2013, 15:45

A bexiga natatória é uma doença muito comum em Kinguios, o peixe passa a estar o tempo todo na superfície boiando (maioria das vezes de barriga para cima), ou ao contrário, fica no fundo subindo a superfície com grande dificuldade. Mais o que fazer? Este artigo foi retirado de um site norte americano, netpets, ele foi elaborado por Douglas Thamm que é estudante de medicina veterinária na Universidade de Pensilvânia. Nele são apresentados as prevenções, sintomas, e principalmente o tratamento.


Porque o seu peixe tende a boiar na superfície e tem imensa dificuldade de ir ao fundo do aquário?

Porque ele sofre da bexiga-natatória. Essa doença pode ser causada por diversos factores. Ela normalmente afecta os kinguios ornamentais que possuem um corpo em forma de globo, como os orandas, ryukins e caldas de véu. O peixe passa a estar o tempo todo na superfície boiando (maioria das vezes de barriga para cima), ou ao contrário, fica no fundo subindo a superfície com grande dificuldade. Um peixe que tenha problemas de flutuação mas que fique de lado (bóie lateralmente), normalmente não sofre da bexiga e sim de alguma outra doença.
A bexiga-natatória é uma bolsa epitelial no abdómen anterior que é responsável pela flutuação do peixe. Ela possui uma forte associação com os vasos sanguíneos de forma que os gases podem difundirem-se para dentro e para fora do saco, de acordo com a necessidade de flutuação do peixe. Os kinguios e algumas outras espécies de peixe têm uma adição especial a este sistema, designado de canal pneumático, que conecta a bexiga-natatória ao esófago, permitindo ajustes adicionais da flutuação através da saída e entrada de ar pelo trato digestivo.

Já muito debate foi realizado sobre a doença da bexiga-natatória. Algumas causas já foram estabelecidas como as mais potenciais:

1. Um vírus. O vírus ataca o epitélio do saco e ocorre uma inflamação que torna o epitélio fino demais para que os gases se difundam devidamente. Esta causa está normalmente associada a peixes que não são da espécie kinguio
2. Uma bactéria. Existe pouca evidência que suporte isto, mas é bem conhecido que as infecções bacterianas podem causar o mesmo tipo de afinamento no epitélio do saco.
3. Anatomia. Peixes com formas de globo como os ornamentais estão mais predispostos a esse tipo de problema, pois o seu estômago está comprimido no seu abdômen. Esta característica predispõe a criação de impactos nos alimentos, que por sua vez, entopem o canal pneumático.
4. Dieta alimentar. Alimentar sempre com alimentos secos que tendem a absorver água como uma esponja e expandir cria predisposição a gerar impactos no interior do estômago.


O que posso fazer para evitar a doença da bexiga-natatória?

1. Como sempre, a regra de ouro é ter uma boa qualidade na água do aquário. Se a doença da bexiga-natatória tiver origem infecciosa, o kinguio será capaz de suportar melhor se a qualidade da água for boa. Trocas parciais regulares e testes são um “must”.
2. Molhe previamente os alimentos secos, como os flocos. Isto permitirá que eles expandam antes do peixe come-los, e reduzirá a possibilidade de criar impactos no estômago.
3. Ainda melhor, utilize outras fontes alimentares, como os congelados e vivos, além das papas, é claro. Deve ser variado o tipo de alimento que se oferece.


Digamos que você não leu a tempo estas dicas. O que posso fazer para tratar?(Nota: Alguns destes pontos são exagerados, mas efetivos…)


1. Alimente o seu peixe com ervilhas. Isso mesmo, ervilhas. Compre ervilhas congeladas (grãos) cruas e descongele-as (apenas duas por vez, é claro!). Tire a casca e corte em pedaços bem pequeninos. Segundo um Professor da Escola de Medicina Veterinária do N. C. State College, há possibilidade de que as ervilhas encorajem a destruição do impacto no abdômen do peixe. Não existem ainda provas científicas, mas vale a pena tentar.
2. Não alimente o seu peixe por alguns dias. Não dê nada por dois ou três dias, e algumas vezes, isto bastará para quebrar o impacto no abdômen e voltar tudo ao normal. A maior parte dos peixes pode ficar até 10 dias sem comer.
3. Aspiração periódica da bexiga-natatória também funciona bem. Basicamente, isto consiste em espetar uma seringa na bexiga-natatória e suga algum ar. Não é algo de se fazer de ânimo leve, mas funciona bem. Não é uma cura, mas um tratamento eficaz. De preferência procure ajuda de um veterinário para faze-lo.
4. Estectomia parcial pneumática. Isto é um outro nome para remoção cirúrgica de uma parte da bexiga-natatória. Este procedimento só pode ser feito por um médico veterinário e com especialidade em peixes. Nos E. U. A. já é praticado por muitos.

Fonte: Vida no Aquário
Postado por: Cleber


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Poste seu Setup[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





avatar
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3082
Pontos Pontos : 4889
Reputação Reputação : 185
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 26
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em Curso Re: Doença da Bexiga Natatória "Kinguios".

Mensagem por Renata em 30/8/2013, 17:55

nossa muito bacana ^^


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Poste seu Setup[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...






avatar
Renata
vip
vip

Mensagens Mensagens : 458
Pontos Pontos : 524
Reputação Reputação : 33
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 25
Localização Localização : são paulo
Feminino
Entendiado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro