Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Altair
 
SJorge
 
Uátyla
 

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Artigo - Corydoras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Matéria Artigo - Corydoras

Mensagem por Uátyla em 25/1/2014, 01:29

Olá senhores!
 
Corydoras! Vamos falar um pouco sobre esse peixe tão admirado pelos aquarista.
 
As corydoras são peixes fascinantes que habitam no fundo dos lagos, rios entre outros. As corydora por sua vez chama muito a atenção tanto pelo seu lado útil quanto o agradável, e como diz o ditado popular, devemos unir o útil ao agradável correto?
Irei demonstrar algumas características úteis que as corydoras têm! Que é fundamental para um aquário, principalmente os plantados.
Quando falo em unir o útil ao agradável sem dúvidas a corydora si encaixa perfeitamente nesse quesito, porém existe muita informação equivocada sobre as corydoras, que logo explicarei, e isso tem muito a ver com o seu lado útil, muitos dos aquaristas ao compra uma corydora tem em mente que ela vai eliminar seu problema com excesso de detrito composto em seu aquário, e é ai que está o equivoco, as corydoras não eliminam os detritos do aquário, pelo contrário ela produz mais detrito em outras palavras fezes.
Então qual seria o lado útil da corydora? Como citei anteriormente a corydora é um peixe de fundo, ou seja, ela habita as parte mais profunda, seja no seu habitat natural ou no aquário, e devido as corydoras ter uma boca voltada para baixo, elas vasculha todo o aquário e busca de alimento ou seja os restos de comida oferecidos aos peixes do seu aquário, com isso evita o acúmulo de comida, pois a mesma si alimenta desse resto de comida e evita uma possível explosão de amônia no aquário, outro coisa, como as corydoras possuem barbilhões, elas conseguem limpar ao redor de plantas, pedras, troncos entre outras partes do aquário e até lugares de difícil acesso eliminando ali todo o resto de comida, e ao mesmo tempo que ela si alimenta ela faz com que a sujeira do local levante e com isso acaba sendo sugada pelo filtro.
Então elas somente consomem alimento. Nenhuma corydora consome fezes de qualquer outro peixe, e tudo que elas consomem, literalmente se transforma em fezes. As corydoras devem receber alimentação extra para complementar a sua dieta, como por exemplo uma ração para peixes de fundo.
 
I o Lago agradável? As corydoras são d’mais, tem um nado até engraçado, porem sensacional , convive com todas as espécimes de índole calma ou pacífica, não da trabalho algum, você nunca verá uma corydora atormentando um outro peixe, mesmo que não esteja em cardume que seria o correto.
O mais bacana é quando elas estão sempre nadando em grupo, si você nunca prestou atenção, passe observa-las, garanto que você ficara encantado com seu nado e ao mesmo tempo exibindo a sua beleza, algumas vezes fazem uma filinha indiana.
 
Falando um pouco mais sobre a espécie as corydoras, são semelhantes aos cascudos ou do mesmo gênero conhecido como peixe gato, porém as corydoras são bem ativas durante o dia, diferente do cascudo que é o manda chuva do aquário durante a noite, mais isso não quer dizer que elas não seja ativas durante a noite, si você por ventura acorda durante a madrugada e nota algum barulho estranho, não fique surpreso em notar que suas corydora estão fazendo a festa.
Outra coisa e muito importante, as corydoras da mesma que os cascudos não toleram a salinidade ou seja si a sua corydora ficar doente de maneira alguma você deve utilizar sal grosso, como é feito com algumas espécies, ou até mesmo tratar outro peixe com sal grosso no aquário que a mesma tiver.
 
Reprodução em aquário é sempre bem complicado, principalmente quando si trata de aquário comunitário, e de acordo com minhas pesquisas não é nada fácil reproduzir as corydoras em aquário, e das corydoras ah que tem mais relatos de reprodução são as corydoras albinas, lembrando também que as corydoras fêmeas são maiorias das vezes maior que os machos e na época de reprodução fica bem roliça.
Durante minhas li em um site um trecho falando sobre a reprodução das corydoras, e para completar esse artigo irei posta-lo logo abaixo.
 
Texto tirado do site: Agostinho Monteiro.
 
A Reprodução das Corydoras
 
 
“A desova pode acontecer em casais ou em grupos de seis ou oito. Quando se utiliza um grupo na reprodução, será preferível que esse grupo inclua uma maioria de machos.

Outras características apresentadas pela fêmea apta para a reprodução, para além da forma roliça do corpo, consistem na vermelhidão da sua área ventral e do primeiro raio da barbatana peitoral, o qual também se torna mais grosso.

O abraço do Corydoras, ou pelo menos de algumas espécies deste gênero, é muito invulgar. Antes da desova o macho começa a fazer a corte à fêmea. Dança à sua volta e passa por cima dela a nadar, parando para esfregar os barbilhões no ponto em que a cabeça da fêmea se une ao corpo. Ao fim de algum tempo deixa-se afundar em frente da fêmea e vira-se de ventre para cima, colocando-se numa posição tal que a fêmea parece apoiar o queixo no estômago do macho, este encosta a barbatana peitoral aos barbilhões da fêmea. Mantêm-se nesta posição durante alguns segundos. Os corpos tremem durante este abraço e, quando se separam, podem ver-se os ovos na bolsa formada pelas barbatanas pélvicas dobradas da fêmea.
A fêmea nada então até um local previamente escolhido, pressionando o corpo de encontro a uma superfície lisa, a uma folha larga e plana ou ao vidro do aquário, e fixando os ovos nela.
Não se sabe ao certo quando e como é que os ovos são fertilizados.
Acredita-se que a fêmea recebe o esperma na boca durante o abraço e que o deposita juntamente com os ovos na superfície escolhida para a desova.
Este processo repete-se até terem sido depositados no local da postura de 100 a 300 ovos, brancos e leitosos. Estes ovos não são todos produzidos necessariamente com o mesmo macho. Quando uma fêmea começa a desovar, aceita todos os machos que se lhe ofereçam.
As fêmeas não costumam mexer nos ovos, mas de vez em quando um macho tenta soltar e comer alguns deles. O que não quer dizer que possa manter Corydoras num aquário onde se fez a reprodução de outros peixes.
A uma temperatura de 26,5 °C, os alevinos saem do ovo ao fim de cerca de três dias.
Ao contrário do que acontece com as crias de muitos outros peixes ovíparos, os pequenos Corydoras não aderem a uma superfície, caindo para o fundo do aquário.”

 Até a data atual são registrado cerca de 105 espécime de corydora, e cada dia que si passa está sendo mais explorada.


Última edição por Uátyla em 25/1/2014, 01:52, editado 3 vez(es)


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





avatar
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3080
Pontos Pontos : 4885
Reputação Reputação : 185
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 26
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Matéria Re: Artigo - Corydoras

Mensagem por Uátyla em 25/1/2014, 01:43

Olá senhores!

Quem tiver alguma dúvida ou deseja comenta algo é só acessar o link abaixo.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





avatar
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3080
Pontos Pontos : 4885
Reputação Reputação : 185
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 26
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro