Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Altair
 
SJorge
 
Uátyla
 

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Matéria - O Tamanho do Aquário e os Habitantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Matéria Matéria - O Tamanho do Aquário e os Habitantes

Mensagem por Uátyla em 18/5/2014, 20:07

Um aquário ornamental pode ter de 1 a mais de 1000 litros de água. Por vários motivos, o mais comum são aqueles contendo entre 10 e 200 litros. Qualquer recipiente bem limpo e vedado pode ser utilizado para alojar os peixinhos; porém, por motivos estéticos, o recomendável é que o aquário seja um recipiente de vidro ou acrílico transparente para facilitar a visualização.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Aquário do Coordenador Lucas Duarte, aqui do fórum Vida de Aquarista.

Aqui vão alguns fatores que eu considero importantes para ajudar nessa decisão:

1- Aonde o aquário vai ser colocado. É recomendável montar o aquário em cima de um móvel (ou outra estrutura apropriada) sólido, de preferência em local que não tome luz solar direta, e a uma altura do chão que seja agradável de se olhar para ele.
2- Quanto maior o aquário, mais caro ele vai custar, e também o equipamento que vai dentro dele.
3- Quanto maior o aquário, mais fácil estabilizar sua biologia.
4- Um aquário pequeno é mais fácil de limpar.
5- Eu tenho algumas bacias de 20 litros ou mais no meu quintal que abrigam muito bem alguns peixes de espécies mais resistentes.

A quantidade de peixes e as espécies escolhidas pra habitar o aquário também influenciam na decisão do tamanho do aquário. Se a intenção é de por peixes grandes e vistosos, o espaço para eles habitarem também deve ser grande; enquanto que para montar um conjunto de peixes mais variado, porém menor, ou para abrigar apenas alguns elementos de alguma espécie pequena e bem resistente, um aquário partindo dos 10 litros de água pode ser suficiente.
Para conhecer um pouco mais sobre as espécies de peixes ornamentais pode-se ler um bom livro sobre o assunto, visitar lojas de peixes ornamentais, ou alguns endereços da Internet que se aprofundam mais no assunto.

É muito grande a variedade de espécies de peixes que podem ser consideradas como ornamentais. Os peixes variam quanto ao tamanho, agressividade, alimentação, exigências quanto à qualidade da água, temperatura, etc. Nesse trabalho eu vou dar uma pequena descrição de algumas espécies mais comuns, e que eu recomendo para o principiante. Para fotos das espécies. Para a criação de espécies mais exigentes eu recomendo que antes de adquirir os peixes sejam estudadas as necessidades destes, e que sejam aprendidos conceitos de pH, água mole e água dura, e outras classificações relativas a compostos químicos dissolvidos na água que possam existir, e que vão afetar o bem estar dos peixinhos.

Lebistes: são peixes pequenos, podem ser encontrados com vários coloridos, são extremamente resistentes, comem de tudo , são pouco exigentes com a qualidade e temperatura da água e se reproduzem com facilidade, mesmo nas mãos de um principiante. A alimentação pode ser baseada em comida seca pronta encontrada nas lojas do ramo. Para a reprodução é necessário que o aquário tenha plantas para que os filhotes, que já nascem prontos e nadando, possam se esconder dos outros peixes adultos, e não servirem de comida. As fêmeas de lebistes não colocam os ovos, elas os incubam internamente, e são por isso ovovivíparas.
Peixinhos Vermelhos, Kyngyos ou Goldfishes: são encontrados em várias formas e coloridos muito atraentes, o aquário para abrigá-los deve começar em 30 litros, são pouco exigentes quanto a dieta e não necessitam de nenhum controle de temperatura da água. Aceitam muito bem comida seca pronta, de preferência que seja especial para goldfishes, e também gostam muito de vegetais, como uma folhinha de alface cozida colocada de vez em quando na água. Podem crescer bastante, atingindo mais de 10 cm quando adultos.

Tricogasteres (Trichogaster trichopterus) e Colisas (Colisa lalia): são pouco exigentes quanto a qualidade da água, porém uma temperatura abaixo de 18 graus Celsius pode ser fatal. Deve-se escolher apenas uma das espécies inicialmente e, levando-se em conta o tamanho final adulto do peixe, escolher um tamanho de aquário aonde eles fiquem “espaçosos” (no mínimo 12 litros para cada 3 cm de comprimento do peixe, excluindo-se a cauda). Não são muito exigentes quanto a dieta, aceitando facilmente comida seca, porém, para fazê-los felizes, é recomendável dar de vez em quando comida viva, ou comida fresca preparada para peixes, a base de carne. A reprodução é conseguida facilmente quando apenas um casal é mantido no aquário, com a ressalva de que a fêmea deve ser separada do macho (que é o responsável pelos ovos) após a postura, pois o macho toma uma atitude extremamente agressiva em relação a ela. Essas espécies fazem um ninho de bolhas na superfície da água aonde são depositados os ovos, que ficam aos cuidados do macho até a eclosão.

Fonte: lojaaquashopping.com.br
Aquário do Vídeo: Lucas Duarte do nosso fórum Vida de Aquarista.


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





avatar
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3080
Pontos Pontos : 4885
Reputação Reputação : 185
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 26
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Matéria Re: Matéria - O Tamanho do Aquário e os Habitantes

Mensagem por Altair em 20/5/2014, 15:49

É isso ai.


A Moderação Aconselham que

       
Respeite as Regras do Fórum.
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação Aqui
Poste seu Setup Aqui
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...
avatar
Altair
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Mensagens Mensagens : 693
Pontos Pontos : 950
Reputação Reputação : 19
Data de inscrição Data de inscrição : 26/03/2013
Idade Idade : 50
Localização Localização : são paulo
Masculino
Alegre


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro