Acará Joia (Hemichromis bimaculatus)

Acará Jóia é um peixe lindo e de cores bem definidas quando bem adapitados. Peixe muito resistente e que se reproduz facilmente. Apesar de seu porte médio, exige bastante espaço, caso queira mantê-lo com outros peixes, recomendasse pesquisar o nível de agressividade dos demais peixes no qual manterão juntos... O acará jóia é originário do oeste africano. Prefere iluminação baixa e tocas para se esconder, é um peixe de agressividade média baixa, porem si torna bem territorial no período de reprodução, o que é bem comum na família dos ciclideos.


                                                                                                                                                                          
Nome Popular: Acará Joia
Nome Científico:Hemichromis bimaculatus
Família:Cichlidae
Origem:África
Sociabilidade:Solitário, Casal, comunitário
Comportamento:Territorial e agressivo
pH:6,2 ~ 8,0
Temperatura:22º a 27°C
Dieta:Onívoro
Tamanho do Peixe:23~15 cm

Reprodução:
Ovíparo -A reprodução do acara joia e de certa forma fácil, desde que esteja bem avontade ao forma-se o casal e chegado ao momento da reprodução, a sua coloração fica bem intensa e bem chamativa. Escolhem um local, normalmente superfície de rochas (geralmente lisas) ou plantas, e iniciam a limpeza da área. Fêmea libera os ovos e macho fertiliza logo em seguida. Podem liberar até 600 ovos, que eclodirão cerca de 48 horas após, durante este período o macho defenderá a área enquanto a fêmea os ovos podendo haver revezamento. Antes dos alevinos estarem nadando livremente, os pais fazem uma série de pequenas depressões rasas no substrato movendo a ninhada constantemente de local. Os pais cuidam da progênie por duas ou três semanas seguintes.
O dimorfismo sexual da espécie é pouco evidente, machos apresentam coloração azul reticulada no meio das nadadeiras e apresentam nadadeira dorsal e anal ligeiramente mais longas e pontiagudas.

Postar um comentário

0 Comentários