Aeração Noturna em Aquários Plantados

Faz anos que a ADA divulga a areação noturna como um dos meios de manter o aquário saudável e livre de algas, a técnica consiste em manter o CO2 constante durante o período luminoso e à noite o mesmo é suspenso, inicia-se então a injeção de O2 por meio de areação com pedra porosa. Alvo de calorosos debates em fóruns de todos os países, não há um consenso formal sobre o assunto entre os aquaristas sobre esta técnica. Uma das grandes bolas levantadas pelos contrários à técnica geralmente diz respeito as diferenças de pH entre o período noturno, no início da aeração, e o período matutino quando as luzes serão ligadas e o CO2 será novamente injetado, porém creio que pouco se tem levado em consideração que essa variação ocorre naturalmente em qualquer ambiente aquático, em grandes corpos d'água a variação entre o dia e a noite é significante, variando inclusive quanto a profundidade em que se toma a medida, não há portanto um risco além de qualquer outro, como o de injetar CO2 no aquário, porém os níveis de pH e suas variações naturais ainda assombram demasiadamente muitas pessoas.
Na sua mala direta a ADA já tocou no assunto respondendo a este questionamento, confira a pergunta e resposta fornecida pela empresa, é bastante didática, a tradução é minha.


Pergunta:

P) Há uma inscrição "Ligar as luzes durante o dia e executar aeração durante à noite" no catálogo da ADA e nas informações dos aquários na "Aqua Journal", mas no website de uma loja diz "Não use aeração para evitar o crescimento de algas". Qual está certo?
Q) There is a description "Turn on the lighting during the day and perform aeration during night" on ADA catalogues and the tank data on "Aqua Journal", but the website of a shop says "Do not carry out aeration to avoid algal growth". Which is true? 

R) Como você sabe, as plantas aquáticas executam fotossíntese usando dióxido de carbono e luz durante o dia enquanto elas respiram a noite consumindo oxigênio e liberando gás carbônico [dióxido de carbono]. Particularmente em um aquário plantado com muitas plantas de caule, o consumo de oxigênio pelas plantas durante durante seu processo de respiração noturno é alto e pode causar falta de oxigênio para camarões e peixes. No caso de um nível excessivamente baixo de oxigênio, pode-se observar os camarões parados junto a superfície da água. Um nível baixo de oxigênio dissolvido também leva a um nível extremamente baixo de oxigênio dentro do filtro, o que afetas as bactérias benéficas nele. Como resultado o equilíbrio ambiental do aquário irá se perder resultando em problemas como água turva e crescimento excessivo das algas. Para evitar esta situação é recomendado executar aeração durante a noite para o aquário plantado. 

A) As you know, aquatic plants perform photosynthesis using light and carbon dioxide during the day while they respire at night by taking in oxygen and releasing carbon dioxide. Particularly in a planted aquarium with a lot of stem plants, the oxygen consumption by the plants during their respiration process at night is high and this may cause lack of oxygen to the shrimps and fish. In the case of an excessively low oxygen level, it can be observed that the shrimps are inactive near the water surface. A lower dissolved oxygen level at night also leads to an extremely low oxygen level within the filter, which affects the beneficial bacteria in it. As a result, the balanced environment in the tank will eventually be lost resulting in slightly cloudy water and excessive algal growth. To avoid such a situation, it is advisable to perform aeration during night for the planted aquarium. You may use the Pollen Glass for AIR for aeration. With the Lily Pipe, you can carry out aeration with ease just by installing it in a position in which the outflow part of Lily Pipe is partially above the water surface.
Não traduzi o final do parágrafo por que são apenas indicações de usa dos produtos da própria ADA, irrelevante já que uma pedra porosa e um pequeno e silencioso compressor moderno resolvem facilmente essa questão. Temos ai fundamentos importantes e que devem ser lembrados:

  • À noite as plantas precisam de oxigênio e competem com o resto do aquário por ele, podendo faltar;
  • Baixos níveis de oxigênio à noite podem comprometer não só a fauna do aquário como a flora bacteriano do filtro;
  • A degradação causada a flora bacteriana pelos baixos níveis noturnos de oxigênio causam problemas de turvamento e crescimento excessivo das algas.


Vale sempre lembrar que algas sempre, sim, SEMPRE, existirão dentro do aquário, quem determina se elas vão ou não tomar de conta do seu aquário é o equilíbrio ambiental, portanto toda e qualquer medida para manter o seu aquário em equilíbrio tem que ser levado em conta também a fauna de bactérias, além dos seus peixes, crustáceos e moluscos.

Postar um comentário

0 Comentários