Filtro Canister caseiro com balde de 60l - Passo a Passo

Olá a todos!

Finalmente finalizei meu novo filtro FVM com um balde de 60L, então venho compartilhar com os amigos o passo a passo da montagem e quem sabe os colegas não decidam a fazer esse filtro também.
Um detalhe importante a ideia desse filtro foi de um colega do Facebook Marcello Henrique Alves, da comunidade "Aquarismo Diy Brasil" e graças a ele tenho esse excelente filtro com um custo beneficio muito satisfatório!


Primeiro vamos a lista de matérias:

1 - Balde grande  ou caixa organizadora de plástico;
1 - Boia de Vazão Total;
1 - Mangueira fina (Saída do filtro para o aquário);
1 - Mangueira Grossa (Saída do aquário parara o filtro);
1 - Joelho de 25;
1 - Registro de 25;
1 - pedaço de cano (1 metro +/-);
1 - Fita veda rosca;
1 - Bomba ;
1 - Espigão para conecta a mangueira;
1 - Prensa cabo ou prensa mangueira
2 - Luvas L/R (Com um lado liso e o outro com rosca);
1 - Flange de caixa d'água de 25 (Entrada para o filtro)
1 - Flange de caixa d'água de 20 (Saída para o aquário)
1 - lã acrílica



Ferramentas Necessárias

1 - Furadeira;
1 - Serra copo na espessura da Flange;
1 - Alicate;
1 - Serrinha;
1 - Faca, canivete ou estilete. (Algo que corte);

Explicações!
Para começar vamos fazer os furos no novo filtro, Usando uma furadeira e uma serra copo,  faça  furo na parte de baixo e um na parte superior, de preferência faça os furos na mesma direção, ao fazer os furos use as flanges e aperte-as bem para evita vazamentos.
Depois de fazer os furos para a flange, faça um furo pequeno próximo ao furo da flange de baixo, esse servira para passar o fio da bomba, tome cuidado para não exagerar no furo.





Agora vamos encaixar as peças nos seus devidos lugares, no furo superior ficara a boia, sendo assim a parte de rosca da Flange de 25 ficara voltada para dentro do filtro, já que a boia é rosqueada. Ao fixa a flange no balde use uma serrinha para corta três pedaço de cano, eles servirão de encaixe das conexões, (Joelho, Registro e Luva L/R de 20), conecte o joelho no registro e o registro na luva L/R e na luva L/R coloque o espigão.




Na parte de baixo é mais simples, Basta usar um adaptador de mangueira ou um prensa cabo de de 20 ou 25.




Finalizando essa parte é hora de monta a boia, eu comprei a boia simples mais não de certo, e com o auxilio do nosso colega Marcello Henrique Alves comprei a boia de vazão total, é um pouco mais cara R$$$, mais vai da conta do recado, o único problema é que você vai precisar comprar um pedaço de ferro de rosca, pois o ferro que vem na boia é muito grande e a parte de rosca é muito pequena, então você vai precisar uma barrinha de ferro rosqueável, a barrinha me custou 7,00 na casa de parafusos.
Olha ai a boia já com a adaptação





Depois que monta a boia e hora de colocar as mídias e o perlon "Manta acrílica", conecta as mangueiras no aquário e pronto. Só mais um detalhe a mangueira que leva a água do aquário para o filtro, tem que ser mais grossa que a mangueira que vai para o aquário, para facilitar na pressão da mesma!







Aqui o filtro montado...
Caso queira você pode fazer uma adaptação na saída da boia, como por exemplo uma meia, no qual reterá a maioria dos dejetos!


Postar um comentário

0 Comentários