Olá a todos!
Venho compartilhar aqui no blog, um projeto FVM (Faça Você Mesmo), feito pelo Hubert Demary um dos membros do nosso fórum.
Bom já tinha comprado o vidro pro meu novo plantado de 270 litros.
Esse fim de semana fiz o filtro pra ele um canister com pote de suplemento, fiz o post para compartilhar a experiência com todos porque nesses projetos sempre sai alguma coisa nova que pode ajudar alguém mais.
O pote eu ganhei de um amigo que tinha alguns potes sobrando.
Peço desculpas por algum erro de português ou no nome das peças algumas não conheço o nome em português ou termina saindo em portunhol.
Material utilizado os canos e conexões são de 1/2 polegada:
1 pote de suplemento de 5 quilos
1 bomba biopro de 2000 L/H
2 pedaços de 1 metro de PVC de
2 registros soldáveis
3 cotovelos 1 lado rosca fêmea outro soldável
2 cotovelos 1 lado rosca fêmea outro rosca macho
2 flanges com conector de rosca
2 niples pequenos
1 niple grande que se pode cortar no tamanho que ocupar(poderia ser igual aos outros 2 mas eu só tinha 2 e esse sobrando)
1 prensa cabos
1 conversores de rosca a conexão soldável
2 cotovelo rosca/rosca
1 niple grande (para a flauta)
1 tampão
1 pedaço de e.v.a de 2mm
Ferramentas:
furadeira
alicate
fita de medir
estilete
Bom tirei fotos de todo processo algumas não estão muito boas mas acho que da para entender.
Primeiro uma foto de todas as peças que utilizei, coloquei mais ou menos na ordem que estariam com todo o filtro já montado, para esse filtro eu só comprei 2 metros de tudo de PVC de 1/2 polegada, os 2 registros e as 2 flanges o restante eu já tinha de sobrante de outros projetos, inclusive a parte da flauta de captação e o retorno estava funcionando no meu filtro anterior.
Essa é a flange que eu consegui aqui e um pouco diferente das que eu vejo nos projetos que o pessoal faz ai no Brasil, ela tem rosca por dentro para conexão de 1/2 e por fora é rosca invertida para prender no pote.
O furo na tampa não ficou bem centrada porque quando fiz o furo ela rachou um pouco e por sorte não foi maior que o furo que eu precisava então eu terminei de cortar o furo com um estilete fora do centro para não perder a tampa.
A flange já instalada na tampa que vai ser a entrada de água.
Pelo lado de dentro ela não tem conexão do outro lado só o furo.
Fiz um anel de e.v.a para vedar a tampa.
O niple e o adaptador para converter de rosca a soldável para o cano de PVC.
Agora a tampa pronta com a conexão para o tubo que vai conectar na flauta de entrada de agua.
A bomba veio com duas saídas uma que acho que é de 5/16 muito fininha que limita um pouco a vasão da bomba e a outra era um pouco maior que 1/2 então não entrava no furo da flange.
Com a broca fui gastando um pouco o furo.
Até poder conectar a bomba.
Agora a outra flange para a saída de agua do filtro.
A flange já no lugar.
O niple e o cotovelo de 1 lado rosca do outro liso para o cano.
A saída de agua pronta.
O prensa cabo para passar o cabo da bomba, aqui eu usei um anel de borracha de torneira de filtro de agua por fora e como a porca é pequena eu fiz um anel de e.v.a para colocar por dentro só para a segurar que não teria vazamento.
Por fora flange de saída de agua e o prensa cabo no lugar.
Por dentro com o prensa cabo e a flange no lugar.
O prensa cabo já no lugar, como o fio da bomba não é liso e tem uma ranhura no meio e em outro projeto já tinha tido o problema de vazar por cause dessa ranhura eu enrolei um pedaço de teflon fazendo tipo um barbante (esqueci de tirar a foto dessa parte) e coloquei dos 2 lados preenchendo essa ranhura e passei
teflon por cima.
Depois do teflon com uma tira de e.v.a bem apertada enrolei um pouco mais para preencher o espaço que faltava para entrar apertado no prensa cabo.
Ficou assim agora é só colocar a porca.
E agora já pronto com o prensa cabo terminado.
A bomba já no lugar.
Já quase terminado. Levei pro tanque para testar que não tivesse vazamento mas essa parte esqueci de tirar fotos.
Bom o filtro passou no teste de vazamento sem problemas agora é hora de colocar as mídias. Aqui no México e bastante usado essa pedra de origem vulcânica chamada Tezontle, a textura muito parecida com a pedra pomes, mas tem a vantagem de ser neutra não alcaliniza a água.
O tezontle já no filtro coloquei um pouco mais de 2/3 do pote cheio.
Depois completei com perlon.
A flauta para coleta de agua e o retorno pro aquário.
O filtro como falei e para um projeto novo que ainda não comecei a montar até agora só tenho a caixa de vidro e agora o filtro mas eu vou deixar ele rodando no meu aquário atual para ir pegando biologia e quando montar o aquário novo não preciso começar do 0. cortei o cano nessa altura para eu poder conectar e desconectar mais fácil para limpeza.
Agora o filtro no lugar e já funcionando no aquário atual de 100 litros, eu reguei a vazão da bomba em 1/3 mais ou menos para que não movimentar muito a agua.
Confira a postagem original em nosso fórum!
• Canister com pote de suplemento
0 Comentários