Acará Bandeira Frenatus! Cardume de Neons Lago de Carpas Oscar Peixe Palhaço/Nemo

Guarú (Phalloceros caudimaculatus)

O Guarú é conhecido popularmente como  Lebiste Selvagem, barrigudinho ou simplesmente Guarú, é um peixe facilmente encontrado em boa parte do território Brasileiro, desde aquele laguinho no meio do mato até rios maiores. Muitas vezes não possuem padrão de cor definido, sendo comum encontrá-los nas cores verde, azul, laranja e vermelho e não raramente, todas as cores no mesmo peixe. Este peixe foi espalhado no Brasil inteiro como forma de combate a larvas do mosquito transmissor da dengue, por ser um peixe muito resistente suportando água poluída e com baixo teor de oxigênio. Atualmente é muito comum encontrar variedades híbridas devido o cruzamento entre a variedade selvagem e de cativeiro.
Estes peixes não crescem muito, ficam no máximo com quatro centímetros, são rústicos e resistem à variações no ambiente; além disso, reproduz muito rápido, o que facilita a sua disseminação e sobrevivência. Seu alimento principal é a larva do mosquito conhecido como muriçoca, que vive na superfície da água.




Nome Popular:Barrigudinho
Nome Científico:Phalloceros caudimaculatus
Família:Poecilidae
Habitat:Brasil, Venezuela
Sociabilidade:Casal, Grupo
Comportamento:Pacífico, Comunitário.
pH:6,8 ~ 7,4
Temperatura:25º a 29°C
Dieta:Onívoro
Tamanho do Peixe:5cm

Reprodução: Vivíparo. As fêmeas são de um tom verde-oliva e bem maiores do que os machos. A reprodução, como em qualquer poecilídeo ocorre com relativa facilidade. A fecundação da fêmea é interna, onde o macho fertiliza a fêmea através de sua nadadeira anal modificada (gonopódio). A gestação dura entre 28 a 40 dias, quando os filhotes serão expelidos pela fêmea, nascendo totalmente formados. Uma curiosidade é que fêmeas selvagens se inseridas com machos domésticos e selvagens misturados, irão recusar os machos selvagens. Isso é possível devido o macho doméstico possuir coloração mais forte que o selvagem.

Curiosidades: Aqui no nordeste esse peixe é usado no combate contra o mosquito da dengue, e tem dado um resultado muito satisfatório, e está espalhando por todo o Brasil.
Share:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações

Publicidade

Nossos Seguidores

Postagem Recente