Novo Tubarão-gato "Mandarim"

O Tubarão-gato Mandarim é uma n̶o̶v̶a espécie extraordinária de tubarão que acaba de ser coletada no norte das Filipinas. O incrível formato do “tubarão-gato” tem uma estranha semelhança com o amado Mandarim Goby e nós nunca vimos um tubarão tão bonito que nos fez querer ter um grande tanque de tubarões.
 
Para ser bem honesto, tivemos uma compreensão muito simples da taxonomia do tubarão antes de vermos as primeiras fotos, mas observando um padrão tão sensacional em uma espécie de tubarão anão nos motivou a mergulhar em seu habitat e tentar descobrir o que este peixe exatamente é. Após vários dias de investigação, agora estamos infinitamente mais conclusivos nas especificidades de várias famílias diferentes de tubarões, e tiramos algumas conclusões sobre o nosso amigo tubarão magnificamente modelado aqui.
Para começar, o tubarão-gato mandarim não é um “tubarão-gato’’em tudo, mas pertence a um pequeno grupo de elasmobrânquios conhecido como tubarões-gato “finback”. Os”Finbacks” incluem um pequeno número de espécies que povoam profundezas e pertencem à família Proscylliidae. Enquanto isso, os “verdadeiros” tubarões-gato pertencem à família Scyliorhinidae e incluem mais de 150 espécies.
Tanto o Finback e os verdadeiros tubarões-gato são geralmente do mesmo habitat e têm tamanhos pequenos quando adultos de 90cm ou menos, mas há uma maneira muito fácil de distinguir os dois grupos. Verdadeiros tubarões-gato têm uma primeira nadadeira dorsal que se posiciona bem atrás das nadadeiras pélvicas, ou diretamente sobre elas, enquanto os tubarões-gato “finback” têm nadadeiras dorsais mais altas, com a primeira nadadeira dorsal bem acima das nadadeiras pélvicas, quase à margem. Esta característica dos tubarões “finback” está em plena exibição em uma espécie em exposição que temos aqui ilustradas.



Ocellate topeshark
Existem apenas seis espécies reconhecidas na família Proscylliidae, com três gêneros contendo espécies conhecidas como o tubarão-gato “Magnificent” e tubarão-gato “Harlequim”, mas nenhuma delas pode competir com a graciosidade e beleza da espécie em foco hoje. As espécies mais semelhantes de tubarões são do gênero Proscyllium cujos juvenis compartilham algumas semelhanças no padrão, mas significativamente diferente o suficiente para catalogarmos o mandarim como uma nova espécie.
O tubarão-gato Mandarim“Finback” foi coletado na região de Santa Ana no Norte das Filipinas por pescadores empregados pela RVS fish world. Ele foi acidentalmente pescado com linha e anzol e trazido à superfície a partir de uma profundidade entre 48 e 120 metros de profundidade, mas com cuidado foi retirado ao longo de 18 horas! Várias espécies foram capturadas pelos pescadores para comer ou vender em mercados de peixes locais, mas pelo menos um indivíduo sobreviveu à longa subida para a superfície.

 


Uma excelente foto do perfil do novo Tubarão-gato “Finback”Mandarin.

 


O muito semelhante ao Proscyllium habereri. (Créditos Aquaworld Orai)
O novo tubarão-gato agora está vivo e bem na principal estação de exportação de RVS fish world onde ele está sendo observado e condicionado para a vida do aquário. O que torna o tubarão de gato Mandarim particularmente interessante é o seu tamanho adulto pequeno e a possibilidade de reprodução desses peixes em cativeiro.
Espécies de Proscyllium tem um tamanho máximo de 65cm ou cerca de apenas 60cm, mas seu tamanho delgado dá pouquíssima massa para estes peixes, tornando-os espécies perfeitas para aquários. O gênero ainda não foi criado em cativeiro, mas desde que os tubarões são fáceis de se reproduzir e muitas outras espécies menores de tubarões foram criados em cativeiro, há uma possibilidade real de que um indivíduo poder adquirir um parceiro e começar seu próprio programa de criação de Proscyllium sp.“Mandarin”.

 
Mas nós estamos nos superando aqui, e com este artigo aumentamos nossa ansiedade para saber mais sobre este grupo muito interessante de pequenos tubarões bentônicos. Nunca vimos nada como o tubarão-gato Mandarim, mas vamos acompanhar esse primeiro indivíduo para ver como sua saga se desenrola no mundo dos aquários.

 


O exuberante tubarão-gato, Proscyllium habereri, tem um formato do corpo similar ao descoberto tubarão-gato Mandarim. (Créditos: BenthicSharks.ca)
Algumas imagens mostraram claramente a boca e barriga desta espécie de tubarão exuberante, e temos confirmado uma identificação positiva para este tubarão, que é uma espécie conhecida. Hemitriakis complicofasciata é uma espécie pouca conhecida de tubarões que só recentemente foi descrita em 2004, com um intervalo de distribuição que se sobrepõe bem com a região norte das Filipinas, onde esta espécie foi capturada. Hemitriakis c. também é conhecida como o Ocellate topeshark, ainda atinge apenas o tamanho modesto de 80cm. As características neste tubarão juvenil deve mudar e desaparecer à medida que cresce até a idade adulta, mas o grau em que as mudanças gerais ocorrem na aparência é atualmente desconhecida.

 

Referências
• infoaquaticos.com

Postar um comentário

0 Comentários