Pacu Pintado (Metynnis maculatus)

O Pacu Pintado é uma espécie de peixe que habita como bacias dos rios Amazonas , São Francisco e Paraguai e Rio Grande (No Rio Grande a espécie foi introduzida) .
O Pacu Pintado e um peixe na cor prateada que apresenta o corpo com varias pintas castanhas, flancos cinzentos e uma mancha alaranjada acima do opérculo.
Essa espécime de peixe é uma variante muito pacifica podendo ser mantido em aquários comunitários sem nenhum tipo de problemas relacionados a brigas. Mas embora está espécime não atinjam um tamanho avantajado, deve-se atentar no tamanho do aquário, pois é um peixe que vive em cardume (mínimo 5), e também é um peixe muito ativo e necessita de um bom espaço, outro detalhe como trata-se de peixes de cardume e comum os machos disputar entre si a hierarquia do grupo.




Nome Popular: Pacu, Pacu Prata Pintado, Pacu Prata Manchado, Pacu Prateado
Nome Científico: Metynnis maculatus
Família: Serrasalmidae (Serrasalmídeos)
Origem: bacias dos rios Amazonas , São Francisco e Paraguai e Rio Grande
Sociabilidade: Cardume, mínimo 5 indivíduos
Comportamento: Pacífico
pH: 6,0 ~ 7,2
Temperatura: 26º a 30°C
Dieta: Onívoro
Tamanho do Peixe: 14 a 18cm


Reprodução: Trata-se de um peixe ovíparo, são considerados disseminadores livres, as Fêmea liberam seus ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em pouco tempo quando mantidos em temperatura mais alta, dois ou três dias após a eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar livremente, e diferente do ocorrido com os Ciclideos que cuidam dos seus filhotes (Alevinos), os Pacu não cuidam dos seus filhotes...
O dimorfismo sexual é evidente em espécimes adultos, macho possui menor porte e coloração mais forte, além da nadadeira dorsal ligeiramente maior e ventre retilíneo. A fêmea possui coloração menos intensa, a nadadeira dorsal menor, o ventre é roliço e é maior que o macho.


Alimentação: É um peixe onívoro, porem com forte tendência ao herbívoro, ou seja é um peixe que aceita muito bem qualquer tipo de ração, insetos e pequenos crustáceos, e também é um devorador nato de plantas, frutas, legumes...
Atenção: Este peixe não e indicado para aquários plantados, caso seja introduzido irá devorar toda a vegetação, por experiência própria posso garantir essa informação (srsrsr).

Postar um comentário

0 Comentários