Peixe Abelhinha (Brachygobius xanthozona)

O Abelhinha é um Peixe extremamente sensível as condições da água, não recomendado para iniciantes. Prefere água salobra, podendo ser um pouco territorialista. O abelhinha é indicado para aquários plantados e também aprecia tocas para esconder-se. Os abelhinhas podem ser mantidos em cardumes, desde que haja espaço para todos terem seu território.
Peixe muito similar ao Brachygobius xanthozonus, porém, com visíveis diferenças. Possui uma faixa branca entre a primeira e segunda faixa negra, próximo aos olhos. É um peixe que povoa córregos, canais e vales, bem como regiões estuarinas. Suporta salinidade de até 1.005, para tanto use uma colher de sal marinho para cada 10L. Se trata de um peixe pacífico com outras espécies e agressivo entre sua espécie, sobretudo os machos. São peixes de natação lenta que raramente ultrapassam meia água, portanto, evite colocá-los com peixes mais rápidos ou maiores.


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Nome Popular: Abelhinha
Nome Científico:Brachygobius xanthozona
Família:Gobídeo
Origem:Bornéu e  Sumatra
Sociabilidade:Solitário
Comportamento:Agressivo
pH:6,0 a 7,0
Temperatura:25 a 28ºC
DietaOnívoro
Tamanho do Peixe:5 cm

Reprodução:
O macho tem as cores mais fortes e a fêmea tem formato mais arredondado. Na época da reprodução, o casal fica mais agressivo e deve ser colocado em um aquário só para eles, com temperatura em torno de 26ºC e pH quase neutro. Deve-se colocar uma toca para que o casal se sinta mais seguro. A fêmea irá desovar cerca de 200 ovos e o macho passará sobre eles para fertilizá-los. Após isso acontecer, retira-se a fêmea, pois será o macho quem cuidará dos filhotes. Os ovos eclodem em 48 horas e devem ser alimentados com infusórios e náuplios de artêmia nos primeiros dias.

Postar um comentário

0 Comentários