Acará Bererê (Mesonauta festivus)

O Acará Bererê é realmente um belo peixe. A coloração básica varia do amarelo ao verde-oliva, com seis bandas verticais, escuras. Uma faixa preta, oblíqua, o atravessa do canto da boca até à ponta dorsal. As nadadeiras são amareladas, com pintas marrons e brancas. Atingem 12 cm de comprimento.


Imagem: Google.

Nome Popular: Acará Bererê
Nome Científico: Mesonauta festivus
Família: Cichlidae (Ciclídeos)
Origem: Amazônia
Sociabilidade: Casal ou Grupo
Comportamento: Pacífico
pH: 6,4 a 6,8
Temperatura: 20° a 27°C
Dieta Onívoro
Tamanho do Peixe: 15 cm
Reprodução

Ovípara e cuida da prole. Não é tão fácil a sua reprodução, que se processa conforme o dito para a espécie anterior, mas há chances de que se acasale se for bem alimentado com minhocas. O macho se conhece pela dorsal bem mais pontuda e a fêmea apresenta a papila genital (uma saliência no ventre) mais larga e bem visível enquanto que a do macho é diminuta e em forma de um ponto. Além disso, possui as nadadeiras mais longas.

• Informações adicionais: São ciclídeos tímidos que podem passar boa parte do tempo escondidos até estarem totalmente habituados ao aquário. É uma espécie bastante atraente, principalmente pela presença da tarja negra desde sua boca até próximo a nadadeira dorsal.

São relativamente pacíficos, podendo compartilhar o mesmo aquário com outras espécies pacíficas. Podem compartilhar aquário com peixes menores (variável), desde que habituados desde juvenis com a presença de peixes menores e os mantenha bem alimentado.

Aquário deverá possuir presença de vegetação abundante, incluindo plantas flutuantes, criando zonas sombrias. Troncos e rochas também podem ser utilizados como decoração simulando seu ambiente natural.

Postar um comentário

1 Comentários